quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Os Valores Éticos, Morais e o Exercício da Cidadania

Tema
O tema abordado foi “Os valores éticos, morais e o exercício da cidadania”.
Para ser trabalhado o tema concretamente, o melhor momento foi este: As eleições 2010. Através de revistas, jornais, televisão e Internet os alunos desenvolveram as etapas do projeto.
Justificativa
Como os alunos não são preparados nem treinados para elaborarem seus próprios argumentos, devemos oportunizá-los a ter opinião sobre os acontecimentos do nosso cotidiano. É preciso lhes mostrar que ter opiniões próprias não é um erro. O erro é não ter nada para opinar.
Objetivos
_Formar leitores críticos. Mostrar que assim como nos livros que lemos nem tudo são verdades absolutas e por isso, não somos obrigados a concordar. Também, nem tudo que encontramos na internet ou em outros meios de comunicação são verdades absolutas. Podemos concordar ou discordar.
_ Busca mostrar aos alunos uma visão geral da argumentação política, através de revistas, jornais, televisão e principalmente na Internet. O seu poder de manipular as pessoas e de convencê-las sobre as melhores propostas, os melhores candidatos e partidos.
Metodologia
Os alunos pesquisaram na Internet notícias que falavam sobre eleições. Lá, observaram as semelhanças e diferenças entre o jornal impresso e seu correspondente on-line.
Na primeira semana de outubro, foi explorada a imaginação na criação de mensagens aos leitores de jornais. Escreveram algumas alertando os leitores sobre a importância de se votar bem, as espertezas dos políticos e venda de votos. Ainda, em equipe, escreveram histórias deste período eleitoral: O que eles viram? Do que gostaram? O que os deixaram tristes ou felizes ? O que esperam dos políticos eleitos? Os candidatos que mais chamaram atenção. E se fossem eles candidatos, o que fariam? As suas impressões foram transformadas em histórias as quais foram digitadas e ilustradas. Depois, foram lidas nas classes e colocadas em painéis pela escola. No final, as equipes dramatizaram as mesmas.
Avaliação
Do que foi exposto no presente trabalho, alguns aspectos precisam ser enfatizados como forma de contribuir para o despertar do jovem cidadão para a importância de conhecer a técnica argumentativa e trabalhar os valores éticos e morais. Os alunos puderam refletir que sem a formação de senso crítico acurado, viramos joguetes do discurso oral, camuflado ou ostensivo, dos aliciadores de plantão, presentes em todas as frestas da comunicação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário