quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Buraco Negro

O vídeo retrata a ganância do ser humano, o tirar proveito de situações. Reflitamos!!!

sábado, 19 de setembro de 2009

BLOCO DO PASSO


A entrevista com Lucas Ciavatta mostra o seu trabalho com o grupo “Bloco do Passo” e a sua proposta musical em Saltos no Tempo. A proposta é inovadora porque o método usado pelo professor Ciavatta trabalha à relação corpo e música, tempo e espaço que são importantes estratégias para construção do conhecimento. Isso pode ser observado no vídeo, onde vemos a participação, a cooperação de cada integrante com os demais e juntos desenvolverem um trabalho de equipe em que o equilíbrio e a percepção de cada um, possibilitam passar para nós, espectadores, segurança do aprendizado e com isso, o sucesso do trabalho.O uso da tecnologia foi outra estratégia usada pelo professor para se chegar a sincronia perfeita dos movimentos dos componentes, pois contribuiu para que as pessoas, primeiramente, visualizassem no PowerPoint como seria o trabalho que, logo, foi passado para o palco, propriamente dito, onde havia uma marcação como uma rede desenhada em seu piso. Essa proposta de trabalho pode ser usada na criação de um blog de determinada turma onde cada aluno registrará suas vivências em sala de aula e em todo o espaço escolar. É uma atividade de escrita coletiva, pois cada um poderá participar e contribuir com a sua ideia para se chegar ao produto final: o blog da sua turma. Ao longo da construção, os educandos terão oportunidade de visualizarem o passo a passo da sua criação. E no final, apresentar para outras turmas o que realizaram para que esses alunos e professores possam participar na execução desse blog ou de outros. O uso da tecnologia nessa atividade é fundamental para aproximar professores e alunos e dá oportunidade para os mesmos de conhecerem novas ferramentas e novas formas de incorporar as tecnologias dentro do contexto educacional. (Trabalho postado no Diário de Bordo no Curso de 100h da turma do Prof Claudio Seixas)

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

SETE DE SETEMBRO


No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro I deu o grito de independência do nosso país, às margens do riacho Ipiranga em São Paulo. “Independência ou Morte” foi a frase dita pelo Príncipe Regente que marcou a separação do Brasil do domínio político de Portugal. É uma data muito importante para todo o povo brasileiro, pois o nosso país deixou de ser colônia de Portugal e tornou-se uma nação. Uma nação livre, como bem diz uma das estrofes do Hino da Independência “Já podeis, da Pátria filhos,/Ver contente a mãe gentil;/Já raiou a liberdade/No horizonte do Brasil.”

Por isso, é muito importante relembrar este fato histórico para cultivarmos nossa nacionalidade, consciência cívica e para cumprirmos nossos deveres como cidadãos. Também, é importante repensar nos problemas que aqui existem e lutar para solucioná-los para que o País possa ser transformado em um lugar mais digno e honesto para gerações futuras. (Texto publicado no Portal Conexão Professor)